Páginas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bruce Lee, A Lenda!!!

Bruce Lee, A Lenda!





Muitos talvez não saibam, porém Bruce Lee desde pequeno já era um ator seu pai Li Hoi Cheun era um ator e cantor de ópera, mais tarde Bruce Lee fizera alguns filmes em Hong Kong, naquela época o cinema de Hong Kong não era conhecido mundialmente então só na China que os chineses o conheciam como um ator e filho de um grande astro.

Em 27 de Novembro de 1940 Bruce Lee nasceu em San Francisco (EUA), sim, nosso herói chinês é naturalmente um americano, porém logo após seu nascimento seus pais se mudaram para Hong Kong.

A adolescência de Bruce foi muito complicada, pois ele era um brigão, só se metia em confusão, no colégio La Salle onde estudou, fazia bagunça na sala, incomodava os professores, e no pátio adorava uma luta, formando até um grupo para brigas, o grupo de Lee brigava com outros grupos da própria escola e até outras escolas. Seus principais oponentes eram alunos de uma escola chamada King George V School que era uma escola para filho de ingleses. Nessa época, Chineses e Britânicos não se entendiam desde que o país da rainha se instalara em Hong Kong após as guerras comerciais do século 19. Essas brigas eram constantes e sempre o pai de Bruce tinha que tira-lo da Delegacia. E teve mais de 10 transferências de escola por ser muito baderneiro, foi então que aos 13 anos para que não causasse mais nenhum transtorno a sua família, Bruce Lee então decide entrar em uma academia de Kung Fu, onde ele aprendeu wing chu com seu mestre apelidado de Yip man. Ele adorava as artes marciais seu desempenho com o Kung Fu era impressionante, tanto que seu mestre e os outros alunos de Yip se surpreendiam a cada dia com seu desempenho. Mas todo esse desempenho vinha de um grande esforço ele treinava incansavelmente e na academia sempre ficava horas a mais treinando com seu mestre.

Aos 14 anos Bruce Lee decide aprender uma dança chamada Chá-Chá- Chá, além de querer com a dança treinar o equilíbrio do seu corpo, ele também gostava de olhar para as meninas que praticavam essa dança foi então que conheceu a Amy Chan(sua primeira namorada) que mais tarde viraria atriz de cinema chinês, porém o namoro não durou muito. Ainda treinando Kung Fu e dançando, ele ainda era brigão e seu pai sempre tinha que tira-lo da delegacia, seu pai bravo o ameaçava de mandar para os EUA, Bruce prometia não brigar mais, porém dias depois ele arrumava outra confusão. Isso se repetiu até seus 18 anos.

Ele viria se inscrever em um torneio de Chá-chá-chá, onde por sua determinação e vigor, ficou em primeiro lugar junto com sua parceira Pearl, que inclusive era uma das meninas que ele mais admirava na academia de dança. Mesmo dançando, ele não se esquecia do seu treinamento de Kung Fu, bruce Lee lutava com seus amigos, e os ensinava a se defenderem de ataques de facas. Nessa mesma época ele decidiu a aprender Boxe, e o wing chu mesclado com o boxe era muito eficiente já que o wing chu a proposta era ter movimentos de curta distância velozes e eficazes. Em 1958 ele resolveu participar de um torneio de Boxe que reunia 12 escolas da cidade. Focado em derrotar Gary Elms que era tricampeão de Boxe de Hong kong e era estudante da escola Britânica a King George V School, em meses Bruce se preparou rapidamente aperfeiçoou seu Boxe e no torneio venceu dez pugilistas de escolas diferentes ( todos no 1° round) e no final, nessa ele teve dificuldade mas mesmo assim derrotou o Gary Elms.

Mesmo com essa vitória, não foi motivos de felicidades para os pais, devido as muitas brigas de Bruce Lee e as broncas de policiais atormentaram tanto seu pai, que por isso tomou uma grande e súbita decisão que foi de mandar Bruce Lee só com 115 Dólares como forma de castigo para Bruce, para os Estados Unidos para a cidade onde tinha nascido San Francisco. Antes de sua partida seu pai deu os 115 dólares e disse para Bruce : -“ Vá com esse dinheiro e vença na vida.”

Daí vem a questão como um jovem de 18 anos e com 115 dólares no bolço venceria na vida? Como forma de reduzir o castigo, seu pai havia lhe contado que em um bairro chamado Chinatown bairro chinês em San Francisco havia um conhecido e esse conhecido iria hospeda-lo, sua vida como adulto com responsabilidade havia de começado.

A fim de ganhar dinheiro e pagar a mensalidade na academia onde treinava Kung Fu ele foi temporariamente um professor de dança. Porém Bruce começou a se sentir desconfortável com o lugar onde estava, e escreveu uma carta a sua mãe a Grace Li, onde então ela teve a ideia de manda-lo a Seattle, onde havia outro amigo da família. Nesse novo local o Chow Ping que era o amigo da família tinha um restaurante onde Bruce começou a trabalhar e com o dinheiro que ele conseguia, ele conseguiu terminar seu colegial. Nessa época Bruce treinava mais pesado fazia todos os dias corridas de 45 minutos e dava aula de Kung Fu para amigos que conheceu na cidade.

Motivado pelos ensinamentos filosóficos de seu antigo mestre Yip, Bruce Lee decide então cursar filosofia na Universidade de Washington e Seattle. Nessa época Bruce retornou a Hong Kong para rever sua família e seu mestre, e suas aulas de Kung Fu na América foi ficando cada vez mais popular entre os alunos da Universidade de Washington, onde começou então a aparecer mais alunos e conseguir se bancar através do Kung Fu e nesse mesmo ano ele viria a conhecer sua esposa Linda Lee.

Na América Bruce veio a ter problemas com a comunidade chinesa na América, pois ele ensinava Kung Fu, a todo tipo de gente, negros, japoneses, Brancos, ele não tinha nenhum tipo de preconceito que naquela época era grande. E os chineses tinha um código de honra de nunca ensinar o Kung Fu a outras pessoas que não fossem chineses a comunidade chinesa sabendo que Bruce Lee Chinês, ensinava a outras raças achou uma heresia e então o desafiou dizendo que se ele vencesse ele poderia continuar com suas aulas, mas se ele perdesse ele deveria fechar sua academia, para surpresa de todos, Bruce venceu o desafio.

Bruce Lee era um lutador formidável, ele sabia lutar, Boxe, seu estilo Wing chu( Kung Fu), Muhai Thai, jiu jitsu e Karatê fora algumas outras lutas e desses estilos ele retirou o que era mais eficiente e criou o seu novo estilo de Luta o Jet Kune do.




Cinema

Bruce lee teve sorte nisso, em um torneio de artes marciais organizado pelo campeão de Karatê Ed parker. Um cabeleireiro de Hollywood, Jay Sebrig, responsável pelos cortes de cabelo do elenco do seriado Batman, viu suas lutas e ficou admirando então rapidamente o cabeleireiro teve a brilhante ideia de ligar para o produtor do seriado Batman, William Dozier. Foi então que nesse período a 20th Century Fox, o convidou para estreia a série Besouro verde, que foi essencial na vida de Bruce, depois da série ter sido cancelada ao 26 episódio que seria o final da 1° temporada. Sem sua série de TV, e nessa altura Bruce, já havia se casado com a Linda, e já tinham dois filhos, Brandon e Shanon Lee, ele tinha que fazer algo, então voltou para sua academia, porém ele já era famoso e alguns famosos tais como, Chuck Norris, Steve McQueen, Lee Marvin, e o gigantesco jogador de Basquete Kareem Abdul – Jabbar da NBA foram ter aulas particulares com Bruce, onde pagavam 500 dólares um pacote com 10 aulas, mais tarde todos se tornaram amigos até filmes juntos já fizeram como é o caso de Chuck norrie e Kareem Abdul – Jabbar.

Besouro Verde.


Bruce Lee e Chuck Norris.



Filmes

(Clique nas capas para fazer o download dos filmes)

Infelizmente por sua culpa de sua morte Bruce Lee, gravou 5 filmes no entando em Game of Death ( Jogo da Morte), a cenas que foram gravados por sósias por sua morte ter acontecido na época da gravação.

Seu 1° Filme foi The Big Boss(O Dragão Chines), em 1971





Sinopse

Prostituição e tráfico de drogas estão por trás da inocente fachada de uma fábrica de gelo dirigida por um chefão do crime organizado. La trabalha o jovem Cheng, que vive com o primo.Tudo está calmo, até acontecer o misterioso desaparecimento dedois operários, seguido de cruéis assassinatos, e o pior oseqüestro do primo de Cheng e o extermínio de toda sua família. Isso faz com que agora, apesar de sozinho, Cheng mostre o quesabe dos segredos mais ocultos das artes marciais para acabarcom a quadrilha e seu mandante.



Esse foi o filme que elevou sua fama fazendo então com que o considerassem invensivel.

Por esse motivo alguns lutadores o desafiavam no set. Bruce, nunca recusava um desafio e sempre pedia para gravar essas lutas e por no filme, dizendo que ficaria mais real.

Seu 2° Filme foi Fist of Fury( A Fúria do Dragão), em 1972 


legendas
http://depositfiles.com/files/jhqrbu67j?redirect


Sinopse

Quando Chen Zhen (Bruce Lee) descobre que seu venerado mestre foi morto em circunstâncias misteriosas, decide viajar para Xangai para participar dos funerais.

Mas logo começa a investigar as causas da morte, deparando-se com uma intriga envolvendo escolas de artes marciais, e lutando violentamente até conseguir vingar-se dos assassinos.



Seu 3° Filme foi The way of Dragon ( O vôo do Dragão) em 1972, onde tem a famosa luta de Bruce Lee e Chuck Norris no Coliseu de Roma. 



Legenda: 
http://uploaded.net/file/hff2wzau




Sinopse

O jovem Tang Lung (Bruce Lee) acaba de chegar para proteger sua amiga e dona de restaurante Cheng Ching Hua (Miao) da extorsão de um bando. A Máfia seqüestra uma criança e tenta mandá-lo de volta para China. O chefe do bando manda vir dos EUA um perigoso mestre japonês de Hap Ki Do, com o reforço do melhor discípulo do campeão norte-americano de karatê. Tang enfrenta a dupla e esmigalha os dois adversários. O que Lee não sabe é que, um suposto amigo (na verdade um traidor), vai conduzi-lo ao Coliseu, onde o próprio campeão mundial de karatê (Chuck Norris) o espera. Prepare-se nesse momento para um combate de vida ou morte.



Seu 4° filme foi Enter de Dragon( Operação Dragão)em 1973 produzido pelo Warner. 



Sinopse

Lee (Bruce Lee) foi recrutado para investigar um torneio organizado por Han (Kieh Shih), que serve de fachada para a venda de ópio. Roper (John Saxon) e Williams (Jim Kelly) lutaram na Guerra do Vietnã e resolveram competir no torneio devido a problemas distintos. Enquanto Roper está fugindo da máfia, devido a dívidas de jogo, Williams está cansado de ser atormentado por policiais racistas e resolveu usar o carro para fugir deles. Lee também entra no torneio e, além de desmascarar Han, tem como objetivo retirar Roper e Williams do local com vida.



E o 5° e ultimo filme Game of Death( Jogo Da Morte) , em 1978, esse filme teve que ser adaptado pelo fato de sua morte, originalmente ele começou a ser gravado em 1972. 




Sinopse A estrela do jovem lutador de Kung Fu Billy Lo (Bruce Lee) não para de subir, o suficiente para despertar a cobiça de um sindicato sem fins lucrativos dedicado à proteção dos esportistas. Billy se nega a esse controle, e as ciladas mais inesperadas começam a acontecer. Numa dessas tocaias durante uma filmagem, Billy simula a sua própria morte para agora se infiltrar na organização e, mesmo sendo um contra todos, arrasá-la por completo! Um dos desempenhos mais magistrais de Bruce Lee, sob a Direção de Robert Clouse (Operação Dragão, O Grande Lutador),com direito também aos históricos embates com Chuck Norris e Kareem Abdul Jabbar.


Quem preferir poderá encontrar esses filmes nesse site por torrent:




Morte

Infelizmente, aos 32 anos Bruce Lee morreu devido a um edema cerebral causado por uma reação alérgica a um componente químico do remédio, a algum tempo ele já se queixava de dores fortes na cabeça, devidos a muito estresse e isso o fazia tomar muitos analgésicos o que foi um fatal motivo para a morte de Bruce.



Hoje em dia Bruce Lee tem muitos fãs e deixou um grande legado para as artes marciais, muitos personagens de filmes e jogos foram baseados neles, Filmes como Kill Bill onde a protagonista usa uma roupa amarela usada por ele no filme jogo da morte, personagens de jogos como Law do Tekken e Fei long de Street Figther.

Vou terminar esse especial com uma das frases que eu mais gosto dele:

"A vida é um processo fluente e em alguns lugares do caminho coisas desagradáveis ocorrerão. Podem deixar cicatrizes, mas a vida continua a fluir. É como a água fluente, que ao estagnar-se, torna-se podre; não pare! Continue bravamente... porque cada experiência nos ensina uma lição."



Nenhum comentário:

Postar um comentário